You are currently viewing Nódulos mamários

Nódulos mamários

Nódulos são pequenos tumores ou ondulações originados de uma proliferação de células mamárias. Podem ser constituídos de conteúdo líquido (cisto) ou sólido e podem variar de tamanho.

É verdade que todo nódulo é maligno? Não, a maior parte deles é benigna.

Todo nódulo de mama deve ser retirado? Não. Os nódulos benignos, na maioria das vezes, podem ser acompanhados por um mastologista.

Nódulo benigno “vira” câncer? Não. Essa associação não existe pois são condições diferentes.

Algumas características dos nódulos benignos são:

– Normalmente têm tamanho limite, não ultrapassando tamanhos como 2 a 3 cm

– Não invadem tecidos adjacentes e não são capazes de mandar células para fora da mama

– 20% dos casos são múltiplos ou bilaterais. Essa é uma situação angustiante mas é normal

Causas mais comuns:

Cistos mamários: são as lesões benignas mais comuns das mamas. Consistem em uma imagem redonda preenchida por líquido devido a obstrução de um ducto mamário. Podem ser únicos ou múltiplos. Variam de acordo com o ciclo menstrual e podem ser dolorosos. Surgem e desaparecem de forma espontânea.

Fibroadenomas simples: são os nódulos sólidos benignos mais frequentes. Correspondem a metade de todas as biópsias de mama, ocorrendo em cerca de 30% das mulheres. Sua causa não é conhecida, mas tem provável relação hormonal, uma vez que persistem durante os anos reprodutivos, podendo aumentar de tamanho durante a gravidez, amamentação ou com terapia estrogênica e geralmente regridem após a menopausa. São mais comumente encontrados em mulheres entre as idades de 15 e 35 anos 

Neoplasia maligna: bastante rara em mulheres abaixo dos 30 anos e sua incidência aumenta proporcionalmente à idade. Fatores associados no exame físico que aumentam a suspeição são alteração na pele e saída de líquido pelo mamilo (veja o artigo ‘Câncer de mama’ para mais informações).

Como os nódulos são diagnosticados? Existem duas formas: lesão palpável no exame físico ou exames das mamas de rastreio (mamografia e/ou ultrassom e/ou ressonância magnética). Após sua identificação, são classificados de acordo com o Colégio Americano de Radiologia (ACR) em categorias denominadas BI-RADS 0 até 5. 

Classificação: 

-Nódulo benigno (BI-RADS 2)

– Provavelmente benigno (BI-RADS 3; risco de câncer de mama < 2%)

– Suspeito (BI-RADS 4; risco de câncer de mama > 3 e < 94%)

– Muito suspeito (BI-RADS 5; risco de câncer de mama > 95%) 

– Diagnóstico de câncer estabelecido (BI-RADS 6)

– BI-RADS 0 necessita de complementação de imagens ou comparação com exames anteriores para conclusão final, sendo portanto, considerada uma categoria de transição

De acordo com a classificação do nódulo a conduta é definida. Algumas opções são: biópsia, acompanhamento ou retirada cirúrgica. Lembre-se, o aparecimento de um nódulo não significa que você necessariamente tem câncer, pelo contrário, na maioria dos casos corresponde a uma alteração benigna. O mais importante é realizar o acompanhamento e a investigação com um mastologista para uma adequada abordagem individualizada.

Deixe um comentário