You are currently viewing Câncer de mama

Câncer de mama

O câncer de mama é o segundo câncer mais diagnosticado em todo o mundo.

Mas o que é câncer? Termo que abrange centenas de doenças malignas que têm em comum o crescimento desordenado de células que podem invadir tecidos adjacentes e/ou órgãos à distância. 

As neoplasias mamárias surgem de elementos epiteliais e são categorizadas como carcinomas. Os carcinomas de mama são um grupo diversificado de lesões que diferem em aparência microscópica e comportamento biológico, embora esses distúrbios sejam frequentemente discutidos como uma única doença.

Em países com programas de rastreamento de câncer de mama estabelecidos, a maioria dos pacientes apresenta uma mamografia anormal ao diagnóstico. Isso reforça a grande importância da realização dos exames das mamas antes que alterações sejam observadas/palpadas, idealmente a partir dos 40 anos. 

No entanto, até 15% das mulheres são diagnosticadas com câncer de mama devido à presença de uma massa mamária que não é detectada na mamografia (doença mamograficamente oculta), e outros 30% apresentam uma massa mamária no intervalo entre as mamografias (câncer de intervalo).

Os principais sinais que devem chamar sua atenção são: nódulo na mama, massa na axila, alterações de pele como vermelhidão, inchaço, espessamento ou ondulações, retrações e/ou feridas na mama ou axila e alterações nos mamilos. Uma queixa comum em consultório que gera muita ansiedade, é a dor mamária. É importante deixar claro que a maioria dos cânceres de mama não cursa com dor.

A partir do momento que alguma alteração foi observada, o importante é diagnosticar para definir o melhor tratamento, sempre em busca da cura; vale ressaltar que a maior parte das pacientes consegue alcançar esse objetivo.

O foco do tratamento é o resultado oncológico, mas não podemos nos esquecer do lado psicológico, da qualidade de vida dos pacientes, de resultados cirúrgicos satisfatórios, dentre outros. Por isso, uma abordagem ampla é extremamente importante.

Por fim, nem toda alteração de exame de imagem ou de pele são equivalentes ao câncer de mama, algumas condições benignas podem ser as causadoras. Portanto, em caso de alteração, sempre procure avaliação de um mastologista.

Deixe um comentário